terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prejeto Meio Ambiente

A Escola Estadual IARA MARIA MINOTTO GOMES em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive em outras realidades.
Diante disso, a escola destaca a importância de relacionar a formação do cidadão sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.
 Figura 1.
 Figura 2.
Parte dos integrantes do grupo de professores realizadores do projeto, figura 1 e 2.
 Figura 3.

 Dia da gincana envolvendo as equipes terra, água, ar e fogo.
Fugura 4.
Integrantes da equipe água no final de sua apresentação.

Figura 5.

Professores interagindo com as crianças.

Figura 6.

Equipe vencedora; Equipe fogo.
Portanto sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa a tensão da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.
A educação ambiental é muito mais que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, e trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.
Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade.
Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida,espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto.
O projeto educação ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão inicio as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.

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